AEKS

29 novembro, 2006

Rui Jerónimo sagra-se Vice-Campeão Europeu de Karate







Rui e Carla Jerónimo estiveram presentes entre os dias 23 e 27, no Campeonato Europeu de Karate Shotokan realizado na cidade de Luzern na Suiça. Este Campeonato Europeu contou com a presença de mais de 300 atletas.
Este foi o quinto ano consecutivo que os irmãos Jerónimo participaram nesta competição, e que pela primeira vez um deles conseguiu alcançar uma final. Recorde-se que a melhor classificação de Carla nesta competição é um 8º lugar no ano de 2003 na Inglaterra, e a de Rui Jerónimo um 5º lugar alcançado em 2001 na Áustria.
Carla Jerónimo, que participou em kata individual sénior feminino, uma vez mais não teve a sorte do seu lado, pois encontrou no seu caminho a atleta que acabaria por se classificar em 3º lugar.
Quanto a Rui Jerónimo ganhou a primeira volta por 3-1 ao representante da Áustria, atleta que na edição anterior se classificou em 3 lugar, e ex-campeão europeu junior, sendo portanto um dos candidatos a uma medalha. Na segunda eliminatória defrontou o atleta da Lituânia, o qual também venceu, classificando-se desta forma para a semi-final. Na semi-final entre os 8 melhores atletas, Rui alcançou a segunda melhor nota, logo atrás do atleta espanhol, que teve mais duas décimas, apurando-se então para a final, onde participaram apenas os 4 melhores atletas. Começava-se então a pensar numa medalha para Portugal. Na final o atleta Espanhol ganhou com um total de 40.4 pontos, Rui ficou em segundo lugar com 40.1, enquanto que o terceiro e quarto lugar ficaram com 39.7 e 39.2 respectivamente.
Saliente-se que Portugal participa há mais de 10 anos nestes campeonatos e nunca um atleta tinha subido ao pódio nesta categoria máxima de kata sénior masculino. Rui torna-se então o primeiro atleta luso a conseguir uma medalha neste escalão.
Rui e Carla Jerónimo agradecem à Câmara Municipal da Guarda e à Junta de Freguesia da Sé o apoio atribuído para a participação nesta competição.
Recorde-se que Rui Jerónimo é atleta e instrutor da Academia Egitaniense de Karate Shotokan bem como de outros clubes de karate na cidade da Guarda, Pinhel e Vilar Formoso. A próxima edição deste Campeonato Europeu será em Portugal, na cidade do Porto. Espera-se que 2007 seja um ano de ouro para Portugal.